Pastoral do Turismo destaca potencial evangelizador dos santuários

Home / Notícias / Pastoral do Turismo destaca potencial evangelizador dos santuários

Pastoral do Turismo destaca potencial evangelizador dos santuários

Reitores e representantes de 22 santuários do Paraná tiveram seu encontro semestral na Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, dias 7 e 8 de abril, para fortalecer a sua articulação e caminhada conjuntas.
No Paraná existem 72 santuários. Na partilha realizada pelos reitores, no decorrer do encontro, percebeu-se que o número de romeiros que buscam os santuários tem crescido enormemente, nos últimos anos. “As pessoas chegam aos nossos santuários, muitas vezes, fragilizadas e bastante abertas às graças de Deus”, observou Paulo Henrique, coordenador regional da Pastoral do Turismo.

Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama (PR) e referencial da Pastoral, enfatizou que o objetivo do atual encontro é “compreendermos o potencial evangelizador do turismo e o potencial turístico de nossos santuários”.

No decorrer dos trabalhos evidenciou-se que, no Paraná, há santuários antigos e de recente criação, grandes e pequenos, mas todos estão se articulando para melhor acolher os peregrinos. Outro aspecto sobre o qual foi dialogado refere-se às práticas cotidianas dos santuários: focalizar não a devoção local, mas a centralidade litúrgica e evangelizadora.

O grupo elegeu a senhora Marlene Novaes, doutora em turismo, para realizar um diagnóstico profissional nos santuários do Estado destacando as suas potencialidades e deficiências, em vista da criação de roteiros para interligá-los.

O encontro transcorreu num ambiente fraterno e com efetivo engajamento de todos, o que permite entrever um percurso que “fará brilhar sobre o turismo religioso a Luz do Evangelho”.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search